Operacionalização do modelo de avaliação de aprendizagem organizacional proposto por Igarashi (2009) em um polo de ensino a distância

Wagner Igarashi, Deisy Cristina Corrêa Igarashi, Marina Keiko Nakayama

Resumo


O estudo tem como objetivo operacionalizar o modelo de avaliação da aprendizagem organizacional proposto por Igarashi (2009) em um polo de ensino a distância da Universidade Aberta do Brasil. O estudo de caráter descritivo e qualitativo segue as etapas propostas por Igarashi (2009) e apresenta a estruturação e operacionalização do modelo, o qual atende aos anseios dos autores pesquisados por possibilitar, a partir da interação com os envolvidos, a construção de um instrumento de avaliação da aprendizagem que contemple elementos intrínsecos à organização. Como resultado a operacionalização do modelo gerou conhecimento ao gestor, em termos do desempenho local e global do polo, bem como a possibilidade de se analisar ações de melhorias que apóiem o gerenciamento da organização.

Palavras-chave


Modelo, Avaliação, Aprendizagem organizacional

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.15175

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br