STI com adaptação de interface e estratégias pedagógicas

Rudimar Luís Scaranto Dazzi, Fernando Medes de Azevedo, Ana Paula Soares Fernandes

Resumo


O foco deste artigo é apresentar uma metodologia para a construção de Sistemas Tutores Inteligentes (STI) com adaptação de interface e de estratégia pedagógica de forma independente e complementar. Esta metodologia permite a construção de STI com múltiplas estratégias pedagógicas (EP) sendo utilizadas simultaneamente, adaptando-se ao perfil do estudante. De forma complementar a interface se adapta ao estudante, seguindo um perfil determinado com a teoria das inteligências múltiplas (IM). São apresentados ao estudante os conteúdos com mídias computacionais na proporção considerada adequada pela teoria das IM e na EP determinada ao estudante. Os testes realizados apontam a metodologia como promissora.

Palavras-chave


Sistemas Tutores Inteligentes, Sistemas educacionais adaptativos, Metodologia e arquitetura

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14633

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br