Atuação docente na Educação a Distância: uma análise das competências requeridas

Kelly Cristina Benetti, Pedro Antônio Melo, Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Marina Keiko Nakayama, Fernando José Spanhol, Marcos Baptista Lopez Dalmau, Dante Girardi, Humberto Tonani Tosta

Resumo


Com o advento das tecnologias da informação e comunicação e suas múltiplas
possibilidades de uso, verifica-se que várias instituições estão começando a ofertar
programas educacionais a distância. A UFSC é uma das instituições que aderiram ao  ensino a distância com o incentivo de um projeto da UAB, a partir de 2005. Contudo,  ensinar em ambiente virtual requer um conjunto específico de competências – conhecimentos, habilidades e atitudes – por parte do professor, e o objetivo deste trabalho é identificá-las, por meio de uma pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva e  estudo de caso. A coleta de dados é documental, bibliográfica e por meio de entrevistas  estruturadas. Os resultados do estudo indicam que o papel percebido do professor na  EaD é de mediador do processo de ensino-aprendizagem, onde foram elencadas 34 competências, sendo 16 técnicas (conhecimentos e habilidades) e 18 comportamentais  (atitudes). Essas competências se distribuem nos três momentos de atuação do professor
identificados que são o contato com o aluno, o contato com o tutor e a produção de material didático.

Palavras-chave


competências, docente, educação a distância

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14527

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