CONTRIBUIÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA ATRAVÉS DO OBJETO DE APRENDIZAGEM DECIFRANDO OS MAPAS

Ana Giordani, Meri Lourdes Bezzi, Roberto Cassol

Resumo


Ao se apropriar das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a Geografia materializa os seus conteúdos didáticos, via objetos de aprendizagem, como instrumento auxiliar do processo ensino-aprendizagem, privilegiando a interatividade entre o educando e os saberes didáticos. Nesse sentido, esta pesquisa teve como foco central elaborar um objeto de aprendizagem sobre alfabetização cartográfica e validá-lo com os sujeitos do ensino e aprendizagem de Geografia. Como objetivos intrínsecos, tiveramse: (a) investigar práticas pedagógicas para o ensino e aprendizagem de Geografia, por meio de objeto de aprendizagem; (b) desenvolver e efetivar o objeto de aprendizagem em Geografia; (c) analisar a aplicação prática do objeto de aprendizagem na quinta série do Ensino Fundamental. Ressalta-se que o objeto de aprendizagem, desenvolvido em uma perspectiva interdisciplinar e interativa, de caráter construtivista, vem a contribuir como alternativa prática e viável, atraindo e motivando, com melhores resultados, à aprendizagem dos alunos. Os aspectos positivos desse recurso didático podem ser comprovados através da validação do objeto de aprendizagem junto aos alunos de quinta série do Ensino Fundamental.

Palavras-chave


Tecnologias da Informação e Comunicação, Objetos de Aprendizagem, Alfabetização Cartográfica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14489

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br