A dimensão didático-pedagógica na Educação a Distância: um enfoque na prática docente na disciplina de Psicologia da Educação

Dirléia Fanfa Sarmento, Débora Nice Ferrari Barbosa

Resumo


O estudo apresenta uma experiência com a disciplina de Psicologia da Educação, ofertada na modalidade a distância em cursos presenciais de graduação, fazendo-se um recorte na dimensão didático-pedagógica. A coleta de dados foi realizada através da análise dos registros das sessões de assessoria didático-pedagógica, das aulas disponibilizadas no ambiente virtual e das percepções dos estudantes da disciplina. A análise dos dados possibilita inferir alguns desafios encontrados na prática docente na modalidade EAD, tais como propiciar situações que viabilizem aprendizagens significativas e assegurar espaços e tempos para articulação teórico-prática. Também foi analisada a interação entre professor-aluno e entre-pares; a avaliação contínua e sistemática; a necessidade de materiais diversificados e as estratégias para manter o interesse e a participação dos alunos.

Palavras-chave


educação a distância, ensino superior, psicologia da educação, prática docente

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14486

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br