A Ciberarte no Reconhecimento dos Estados de Ânimo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Magalí Teresinha Longhi, Patricia Alejandra Behar, Maria Crisitina Biazus

Resumo


Este trabalho aborda uma revisão das teorias relacionadas à Ciberarte e à Endoestética, como também das tecnologias digitais aplicadas à Educação. São apresentadas estratégias voltadas à identificação dos estados de ânimo refletidos nos desenhos concebidos por crianças em ferramentas disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem Planeta ROODA. Pretende-se evidenciar a influência da Ciberarte na construção de conhecimento quando da utilização de interfaces gráficas em sistemas informáticos para a aprendizagem. O projeto Empathic Painting desenvolvido nos departamentos de Ciência da Computação das universidades de Bath (Inglaterra) e Boston (EUA) serviu de base para as idéias apresentadas neste trabalho.

Palavras-chave


Estado de ânimo, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Ciberarte, Endostética

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14444

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br