Uma proposta para o desenho interdisciplinar de ambientes virtuais de aprendizagem de ciências

Marcelo Leandro Eichler, Mario Régis Gonçalves, Flávia Oliveira Monteiro da Silva, Fernando Junges, José Claudio Del Pino

Resumo


Neste artigo, faz-se uma revisão do estado da arte sobre o desenho de materiais didáticos computacionais. Nesse sentido, demonstra-se que a utilização de cenários pode interligar as estratégias de jogo, simulação e resolução de problemas. Essa revisão é apoiada em uma pedagogia crítica, que norteia as reflexões que são desenvolvidas sobre o projeto pedagógico dos ambientes virtuais de aprendizagem. Por fim, mostra-se um exemplo do desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem com essas características. Esse ambiente tem como tema os meios de produção de energia elétrica e seus respectivos impactos ambientais e sociais.

Palavras-chave


projetos interdisciplinares; ensino de ciências; resolução de problemas; simulação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14428

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br