Reflexões sobre a Construção do Conhecimento em Ambientes de Pesquisa e de Autoria Multimídia: Uma Tarefa Compartilhada por Alunos e Professores

Adriana Justin Cerveira Kampff, Márcia Gladis Cantelli Dias

Resumo


Este artigo pretende colocar, de maneira sintética, a fundamentação teórica, as implicações pedagógicas e experiências de projetos desenvolvidos com pesquisa e autoria em ambientes multimídia, visando promover espaços mais ricos de aprendizagem. Com esse intuito, reflexões sobre as mudanças sociais e o papel da escola e do professor são colocadas de forma a motivar a incorporação das Novasm  Tecnologias da Comunicação e da Informação no ambiente escolar, através do trabalho com projetos. Estimulando a pesquisa, o compartilhamento de informações, o trabalho em grupo e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de competências individuais, buscou-se analisar os possíveis ganhos pedagógicos da atitude exploratória, favorecida em ambientes multimídia, e da construção ativa. As contribuições para o papel do professor e uma aprendizagem mais significativa dos alunos são salientadas. As experiências comentadas, desenvolvidas em ambiente escolar, com grupos de alunos de Ensino Fundamental e Médio, possibilitaram uma série de reflexões a respeito de aspectos motivacionais, das competências a serem desenvolvidas e do processo de avaliação nesse contexto.

Palavras-chave


Softwares Interativos, Autoria Multimídia, Ambientes de Aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14424

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br