Jigo: um editor de objetos de aprendizagem de segunda geração.

Marcelo Leandro Eichler, Gabriela Trindade Perry, José Claudio Del Pino

Resumo


No Brasil e no Mundo, é notável a ampliação da produção de conteúdos
digitais na forma de objetos de aprendizagem, porém ainda são raros os objetos de
aprendizagem construídos tirando proveito das características excepcionais dessa mídia.
De acordo com nossa experiência no desenvolvimento de conteúdos digitais, um dos
pontos críticos é a parte tecnológica e de programação. Neste artigo, portanto,
descrevemos uma ferramenta simples que pode ser utilizada na produção de objetos de
aprendizagem de representações contextuais, visando à educação em ciências. Também
buscamos apresentar alguns tópicos da didática das ciências, de pedagogia e de
psicologia, como subsídios à informática educativa, com o intuito de mostrar como a
utilização de objetos de aprendizagem, combinados com o debate escolar, constituem-se
em uma importante estratégia para a educação em ciências.

Palavras-chave


objetos de aprendizagem, didática das ciências, florestamento

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14406

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