PEDESIGN: a construção de um objeto de aprendizagem baseado no design pedagógico

Autores

  • Patricia Alejandra Behar UFRGS
  • Cristina Alba Wildt Torrezzan UFRGS
  • Augusto Bergamaschi Rückert UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14404

Palavras-chave:

Educação a distância, design de interface, relação homem-máquina, design pedagógico, aprendizagem

Resumo

Os recursos digitais vêm sendo cada vez mais aplicados ao uso educacional.
Porém, o simples uso da tecnologia pela tecnologia não é suficiente para possibilitar
uma aprendizagem significativa, tornando-se necessário a aplicação de novas práticas
pedagógicas. Neste contexto, o design de interface é um dos fatores mais importantes
para a contemplação de uma boa interatividade entre o computador e o usuário, assim
como interação entre sujeitos. No entanto, a sua função é normalmente reduzida a
objetivos decorativos. A partir dessas questões, o presente artigo relata a aplicação do
design pedagógico no processo de construção do objeto de aprendizagem PEDESIGN.
Através dessa prática, objetiva-se divulgar a importância do equilíbrio entre o
planejamento técnico, gráfico e pedagógico na elaboração de materiais educacionais
digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

BEHAR, P. A.; TORREZZAN, C. A. W.; RÜCKERT, A. B. PEDESIGN: a construção de um objeto de aprendizagem baseado no design pedagógico. RENOTE, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14404. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14404. Acesso em: 3 out. 2022.