O Uso de Jogos Educacionais do Tipo RPG na Educação
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14403Palavras-chave:
Educação, jogos digitais, RPG, cooperação e socializaçãoResumo
Este artigo visa apresentar dentro dos aspectos pedagógicos os apontamentos que tornam relevante ouso dos jogos como um fator importante, mostrando como ele pode promover o processo de ensino e
aprendizado entre os alunos dentro do âmbito escolar, como a sala de aula e laboratórios de
informática educativa. Realizando uma verificação das estratégias dos diversos tipos de jogos que
são utilizados nas diferentes formas de engajamento para uma aprendizagem mais efetiva.
Será abordando neste artigo a relação do trabalho com jogos digitais, visando dar ênfase para os do
tipo RPG, citando suas características e potencialidades como jogo que pode, através de suas
funcionalidades promover a cooperação e socialização, tornando-se uma excelente ferramenta
educacional e interdisciplinar que pode ser trabalhado com alunos de várias faixas etárias.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-06-30
Como Citar
GRANDO, A.; TAROUCO, L. M. R. O Uso de Jogos Educacionais do Tipo RPG na Educação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14403. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14403. Acesso em: 10 jun. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).