APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR UM JOGO NARRATIVO CULTURALMENTE CONTEXTUALIZADO

Marcos Alexandre Rose Silva, Junia Coutinho Anacleto

Resumo


Atualmente as escolas têm encontrado muitos
desafios educacionais para ensinar aos alunos algumas habilidades
que fazem parte do processo de aprendizado e de vida, tais como: se
expressar e trabalhar colaborativamente. Como também, os
professores têm dificuldades para encontrar ferramentas que os
apóiem a trabalhar em grupo com seus alunos de acordo com os seus
objetivos pedagógicos, pois tais atividades dificilmente ocorrem
naturalmente. Neste contexto este trabalho descreve um jogo
narrativo para ser utilizado pelos professores, permitindo-os contar
estórias colaborativamente com seus alunos. Este jogo permite o
professor construir estórias contextualizadas à realidade sóciocultural
dos alunos, utilizando um vocabulário comum durante a
narração, considerando os mitos, crenças, conhecimento de um grupo
de alunos, permitindo que eles se identifiquem com as estórias.


Palavras-chave


Jogos Narrativos, Jogos Computacionais, Contexto, Senso Comum, Educação, Role-Playing Game

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14401

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br