Interações Discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem

Autores

  • Cláudia Zank UFRGS
  • Lourenço de Oliveira Basso UFRGS
  • Liliana Maria Passerino UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14398

Palavras-chave:

Interação, conflito, construção do conhecimento, comunidade virtual de aprendizagem.

Resumo

A interação tem papel fundamental nos processos de aprendizagem mediados
por tecnologias. O objetivo deste artigo é mostrar que interações discursivas podem ser
relacionadas com situações de conflito e colaborar para a construção do conhecimento
em Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Ao apontar a perspectiva do outro e
possibilitar a reflexão, o conflito torna-se parte importante do processo de
aprendizagem. Neste estudo, após identificar interações ocorridas em ferramentas de
comunicação síncrona e assíncrona, realizou-se a análise de conteúdo com base nas
categorias: discursos de discordância, esclarecimento e interação didática. Sugere-se,
por fim, exemplos de pesquisas que podem contribuir para compreender como se
operam os processos de ensino aprendizagem mediados pelo computador e pela
Internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

ZANK, C.; BASSO, L. de O.; PASSERINO, L. M. Interações Discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14398. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14398. Acesso em: 29 mar. 2024.