A colaboração em cursos de educação a distância: uma proposta construcionista social

Vera Cecília Frossard, Sergio Arouca

Resumo


Vivenciamos hoje em dia na Internet um vibrante ambiente de colaboração na produção de informação, conhecimento e cultura. Este cenário é mais tímido quando o contexto é a educação a distância em processos formais de ensino. É comum cursos a distância se valerem de estratégias tais como o oferecimento de bônus e o incremento de notas para a promoção coletiva de saberes, o que acontece tão espontaneamente na comunidade
internauta. O trabalho busca refletir o porquê desta diferença. O Construcionismo Social é aqui trazido como um aporte teórico relevante para a educação a distância, no incremento da co-construção de saberes e colaboração entre pares.

Palavras-chave


Construcionismo Social, Educação a distância, Colaboração.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14378

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br