Desenvolvendo uma Experiência Educacional Interativa Usando Recursos de Visualização de Informação e de Computação Móvel como Estímulo à Construção Colaborativa e Continuada de Conhecimento

Jorge Franco, Irene Ficheman, Alexandra Alves, Valkiria Venâncio, Roseli Lopes

Resumo


Este artigo descreve um trabalho em andamento, relativo à realização de uma experiência educacional de uso de recursos de visualização de informação e computação móvel de baixo custo na educação básica como uma forma de melhorar a qualidade da educação brasileira. A experiência tem
contribuído na avaliação e efetividade da aplicação dos aportes visuais e do equipamento no incremento das ações de ensino-aprendizagem, e engajamento dos indivíduos nos processos educativos formais e informais  na escola e fora
dela. A experiência tem incentivado ações pedagógicas mais interativas, propiciado domínio técnico coletivo de tecnologias digitais, através de visualização de informação, com democratização, desenvolvimento e compartilhamento de conhecimento. A experiência tem dado suporte para de
modo colaborativo, melhorar a infra-estrutura técnica de rede sem-fio do ambiente, e de hardware e software do computador móvel de baixo custo.

Palavras-chave


computação móvel, desenvolvimento cognitivo, educação continuada, visualização de informação, sistemas eletrônicos interativos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14365

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br