OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DE UM GRUPOMULTIDISCIPLINAR NA CRIAÇÃO DE UM SETOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCA

Autores

  • Elisa Netto Zanette UNESC
  • Cleusa Ribeiro dos Santos UNESC
  • Graziela Fátima Giacomazzo Nicoleit UNESC
  • Patricia Jantsch Fiuza UNESC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14314

Palavras-chave:

Educação a Distancia, Equipe Multidisciplinar, Implementação, Educação Superior.

Resumo

Neste artigo apresenta-se a experiência vivenciada por um grupo
multidisciplinar na implantação da Educação a Distância (EaD) no ensino superior. Os
primeiros debates e reflexões acerca da educação a distância iniciaram em 2000,
objetivando pesquisar sobre a viabilidade e implementação dessa modalidade de
Educação na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). As reflexões
fundamentaram-se no Projeto Político Pedagógico, na missão, cultura e características
da Instituição baseando-se em uma concepção pedagógica clara e definida visando à
constituição de um espaço acadêmico de planejamento, gerenciamento e avaliação dos
projetos em EaD, em consonância com a legislação nacional vigente e os diversos
órgãos instituídos na Unesc. Esse propósito evidenciou a necessidade de outras
competências que foram sendo desenvolvidas no processo, envolvendo desde a
resignificação de paradigmas, a definição de possibilidades de desenvolvimento de
materiais didáticos privilegiando a construção coletiva e optando pelo uso de mídias
agregadas. A experiência na construção colaborativa e cooperativa do modelo
pedagógico, da escolha das teconologias e da estrutura administrativa permitiu a
evolução dos projetos a partir dos desafios, da busca da superação das dificuldades,
das soluções construídas pelo grupo podendo subsidiar futuras propostas de
implantação de EaD no Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-07-06

Como Citar

ZANETTE, E. N.; SANTOS, C. R. dos; NICOLEIT, G. F. G.; FIUZA, P. J. OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DE UM GRUPOMULTIDISCIPLINAR NA CRIAÇÃO DE UM SETOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14314. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14314. Acesso em: 28 mar. 2024.