ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO ASSOCIADAS AO USO DE JOGOS EDUCACIONAIS

Clevi Elena Rapkiewicz, Gilse Falkembach, Louise Seixas, Núbia dos Santos Rosa, Vanildes Vieira da Cunha, Miriam Klemann

Resumo


O conteúdo introdutório de algoritmos e programação é difícil de ser trabalhado e apresenta vários problemas que levam os alunos a abandonar a disciplina. Entre os vários motivos, está a falta de motivação dos alunos e a dificuldade dos mesmos em desenvolver o raciocínio lógico necessário para a construção dos algoritmos. Este artigo propõe o uso de estratégias pedagógicas utilizando jogos computacionais para amenizar os problemas citados, mostrando que usar recursos de informática na própria
área da educação em informática pode ser interessante.


Palavras-chave


jogos, algoritmos, estratégias pedagógicas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14284

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br