PROJETOS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA PROMOVENDO TRANSFORMAÇÕES NA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA

Luciane Magalhães Corte Real, Cleci Maraschin, Margarete Axt

Resumo


Este artigo parte de uma experiência de intervenção, realizada em uma Escola
Municipal de Porto Alegre, construída na interface da metodologia de Projetos de
Aprendizagem (PAs) e Tecnologias Digitais. Os participantes da experiência são alunos, na
faixa etária entre 11 a 12 anos, duas professoras, duas estagiárias de Psicologia e a
pesquisadora. A experiência foi registrada em diários de campo e em espaços de um
ambiente de aprendizagem (Teleduc), nos fóruns, bate-papos, perfis e diários de bordo. O
referencial teórico que norteou o trabalho foi a Epistemologia Genética piagetiana e a
Biologia do Conhecer de Maturana. O software N.vivo foi utilizado como ferramenta de
organização dos registros e com a finalidade de ajudar a pensar e construir a análise. As
conclusões apontam para a importância do emocionar presente na rede de conversação para
a constituição de um domínio cooperativo, transformando a convivência em domínios de
ações de aceitação da legitimidade do outro,que se operacionaliza em um processo de
descentração cognitiva e afetiva. A metodologia de PAs propiciou interações e trocas no
grupo e as Tecnologias Digitais favoreceram a interação entre os alunos.

Palavras-chave


informática na educação, projetos de aprendizagem, transformações na convivência.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14282

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br