MULTIMÍDIA E JOGOS PARA SENSIBILIZAR CRIANÇAS E CAPACITAR AGENTES DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Luciana Pereira da Silva, Julio Cesar Moreira de Almeida, Iaraci de Souza Silva, Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho, Maria Isabel Timm, Fernando Schnaid

Resumo


O artigo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas pela equipe de criação e desenvolvimento de objetos educacionais da Assessoria de Educação para o Trânsito da EPTC – Empresa Pública de Transporte e Circulação, de Porto Alegre, para aprender a desenvolver e usar objetos educacionais na sua função. Pretende-se mostrar também como se deu o processo evolutivo dos integrantes da equipe, evidenciando quem a equipe, formada por agentes de fiscalização de trânsito e transportes (em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, esses profissionais são chamados popularmente “Azuizinhos”, em função da cor de seu uniforme), responsáveis pela área educacional, aprendeu a compreender a linguagem, desenvolver e utilizar ferramentas tecnológicas e pedagógicas que serviram como base para o seu trabalho. A atividade ocorreu como parte de um projeto conjunto entre a EPTC e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, implantado ao longo do ano de 2006. Também são apresentadas considerações a respeito da
influência dos jogos na educação para o trânsito.

Palavras-chave


Educação para o Trânsito, Objetos Educacionais, Jogos Educativos

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14271

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