Representação de Conhecimentos Centrada em Modelos para o Uso em Ambientes Complexos de Aprendizagem

Autores

  • Tatiano Pianezzola UFRGS
  • Mauricio Grazziotin Mondadori UFRGS
  • Marcos Feier Froés UFRGS
  • Eduardo Ribas Santos UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14260

Palavras-chave:

ambientes de aprendizagem, sistemas tutores inteligentes, construtivismo

Resumo

As técnicas de Inteligência Artificial têm sido largamente empregadas na educação, especialmente para o desenvolvimento de sistemas tutores inteligentes. Estes
sistemas têm sido, entretanto, objeto de crítica por parte dos pedagogos por não se  enquadrarem na orientação construtivista. Neste ensaio parte-se deste aspecto fundamental em busca de uma formulação para o problema da representação dos conhecimentos no âmbito dos ambientes complexos de aprendizagem. Propõe-se uma estrutura para a representação de conhecimentos centrada em modelos. Um exemplo ilustra o processo de aprendizagem baseado na estrutura proposta, que compreende a elucidação progressiva do problema através da confrontação de conhecimentos pessoais com conhecimentos teóricos e técnicos. A abordagem desenvolvida tem como objetivo a construção de ambientes efetivos de aprendizagem em Administração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-12-22

Como Citar

PIANEZZOLA, T.; MONDADORI, M. G.; FROÉS, M. F.; SANTOS, E. R. Representação de Conhecimentos Centrada em Modelos para o Uso em Ambientes Complexos de Aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14260. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14260. Acesso em: 19 abr. 2024.