As categorias que definem a ocorrência de dialogo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Autores

  • Rute Vera Maria Favero UFRGS
  • Sérgio Roberto Kieling Franco UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14257

Palavras-chave:

diálogo, ambiente virtual de aprendizagem, cooperação, incentivo e geração de conhecimento.

Resumo

Este artigo mostra que é possível detectar as ocorrências de diálogo que
ocorrem em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, através de categorias préestabelecidas.
Aborda também a importância do diálogo para a aprendizagem e a
permanência de um aluno num curso que utiliza estes ambientes. Para entender o que é
diálogo, foram estabelecidas cinco categorias sob uma perspectiva freireana e piagetiana:
cooperação, incentivo, eqüidade na relação, geração de conhecimento e participação
contínua. Estas categorias permitem identificar a ocorrência de diálogo.
Para abalizá-las foram analisadas todas as interações ocorridas num curso, observandose
se as conversas mantidas entre os integrantes deste podiam ser identificadas dentro de
uma destas categorias ou mais. Com este estudo, pôde-se verificar que é possível a
ocorrência de diálogo em AVAs, utilizando-se as ferramentas específicas para isto, como
chat, fórum, entre outros. Os resultados encontrados apontam para a necessidade de
diálogo entre educadores e educandos e entre os próprios educandos, a fim de gerar a
motivação necessária para que um aluno se mantenha num curso ou disciplina
ministrados num AVA.

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Publicado

2007-07-06

Como Citar

FAVERO, R. V. M.; FRANCO, S. R. K. As categorias que definem a ocorrência de dialogo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14257. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14257. Acesso em: 28 mar. 2024.