Estratégias para ensinar e aprender em ambientes virtuais

Maria Elisabeth Bianconcinni de Almeida, Rosangela Del Vecchio, Roseli Zen Cerny, Susana Ester Krüger

Resumo


Neste artigo apresenta-se uma análise das estratégias utilizadas em uma disciplina de pós-graduação, realizada na modalidade a distância, com uso de ambientes virtuais de aprendizagem. São apresentados e analisados os resultados de uma das estratégias utilizadas na disciplina: os seminários virtuais, realizados por convidados e pelos alunos como mediadores do processo. Conclui-se que no trabalho com ambientes virtuais, em distintos níveis e modalidades de ensino, tais ambientes devem ser integrados aos processos de ensino e de aprendizagem, tanto como recursos pedagógicos, quanto como objetos de estudo e reflexão com vistas a identificar suas contribuições a esses processos e a estimular nos professores e nos seus alunos o uso
ativo, interativo, inteligente e crítico desta tecnologia.

Palavras-chave


educação a distância – ambientes virtuais – mediação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14235

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br