Comportamento adaptativo baseado no caminho de aprendizagem AVEA

Beatriz Wilges, Gustavo Pereira Mateus, Ricardo Azambuja Silveira, Silvia Modesto Nassar

Resumo


A  aplicação  de  metodologias  de  ensino  diferenciadas  que  considerem  a
heterogeneidade dos estudantes de uma mesma classe é, com certeza, uma ferramenta capaz
de resgatar aprendentes com dificuldades de aprendizagem. No entanto, aula personalizada
no ensino presencial é algo ineficaz, além de impraticável. Porém na educação a distância O
"atendimento personalizado" em grupos homogêneos é uma possibilidade a se considerar.
Este  artigo  descreve  uma  experiência  de  rastreamento  de  estudantes  em  um  ambiente
virtual,  seguido  de  sua  adaptação  de  acordo  com  os  movimentos  de  aprendizagem  do
estudante.  Com  isto,  foi  possível  identificar  grupos  similares  de  aprendentes  e  aplicar
diferentes  estímulos,  dentro  de  um Ambiente Virtual  de Ensino-Aprendizagem  – AVEA,
como  o  acompanhamento  e  feedback  do  próprio  sistema.  Esta  é  mais  uma  técnica  que
poderá  ser  utilizada  para  criar  e  manter  o  modelo  do  estudante  em  um  Sistema  Tutor
Inteligente.

Palavras-chave


aprendizagem, ensino, interação, agentes, sistemas adaptativos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14216

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br