Estratégias pedagógicas, planejamento e construção de Objetos de Aprendizagem para uso pedagógico

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Mara Lúcia Fernandes Carneiro, Liane Margarida Tarouco

Resumo


Este artigo descreve como a perspectiva teórica que fundamenta os objetos de
aprendizagem, influencia diretamente as estratégias pedagógicas, planejamento e uso de um
objeto de aprendizagem na prática pedagógica. Os resultados apresentados são fruto de uma
pesquisa de Mestrado, do Programa de pós-graduação em Educação na linha de pesquisa
Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Através desta
buscava-se inventariar quais estratégias pedagógicas são planejadas e usadas por professores no
uso do objeto de aprendizagem “Nós no mundo”. Foram analisados estratégias descritas nos
planejamentos por professores do curso de extensão Oficina de Formação de Professores,
realizado pelas pesquisadoras no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação.

Palavras-chave


planejamento, perspectiva teórica, objetos de aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14079

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br