Análise do alinhamento entre os elementos de aprendizagem organizacional/ gestão do conhecimento/ tecnologia da informação no contexto nacional e internacional

Wagner Igarashi, Deisy Cristina Corrêa Igarashi, Marina Keiko Nakayama

Resumo


Este artigo investiga o alinhamento entre a produção científica sobre aprendizagem
organizacional/ gestão do conhecimento/ tecnologia da informação, no contexto
nacional, a partir de pesquisas realizadas por Igarashi et al. (2008), e no internacional
por meio de pesquisas realizadas junto ao Portal de Periódicos da CAPES. Foram
identificadas percepções no contexto nacional que não tiveram destaque no contexto
internacional, algumas que estavam alinhadas, e outras percepções que não foram
relatadas no contexto nacional, tais como: a cultura adequada encoraja o
compartilhamento do conhecimento; as tecnologias e técnicas de e-learning podem
encorajar e facilitar a aprendizagem organizacional; as organizações precisam
considerar não apenas a tecnologia, mas a infra-estrutura, a cultura e as pessoas.

Palavras-chave


Aprendizagem Organizacional. Gestão do Conhecimento. Tecnologia da Informação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14077

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br