Sistema Multiagente Aplicado a Desafios Lógicos Abertos: Uma Possibilidade de Interação Através do Incremento Lúdico

Othon Bastos Filho, Margarete Axt, Sofiane Labidi, Janete Costa, Paloma Silveira, Cristiane Machado

Resumo


O trabalho contextualiza uma aplicação de técnicas da IA, na abordagem de Sistemas Multiagentes, fundamentada no Método Clínico de Piaget. A pesquisa em fase de implementação, trabalha, a partir de um incremento lúdico as possibilidades de obter-se situações de aprendizagem e, conseqüentemente, de desenvolvimento cognitivo para o usuário. Isso se dará por meio de estágios e a adaptabilidade do sistema ao usuário, ou seja, uma possibilidade de interação em um sistema com proposta construtivista. O Sistema IOCS faz parte de uma plataforma-ambiente integrada entre os Laboratórios LSI/UFMA e LELIC/UFRGS e tem como objetivo geral permitir uma visualização do relacionamento entre os processos mentais cognitivos, possibilitando um suporte à docência e à formação continuada em ambientes informatizados.

Palavras-chave


Cognição, Agentes Inteligentes, Abstração Reflexionante, Desafios Abertos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14074

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br