A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DO SETOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNESC

Cleusa Ribeiro dos Santos, Elisa Netto Zanette, Graziela Fátima Giacomazzo Nicoleit, Patricia Jantsch Fiuza

Resumo


O artigo apresenta o processo de produção do material didático para o curso
de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão e Inovação Tecnológica na Construção Civil,
na modalidade a distância. Este processo originou-se da necessidade de se construir um
material adequado à modalidade tendo em vista o aspecto inédito da oferta do curso no
contexto brasileiro. O processo de planejamento do curso previu a integração das
mídias: CD-Rom, material impresso e Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA,
neste caso o LearnLoop e a WebConferência. A equipe de designer instrucional foi
organizada a partir de três módulos: a) Módulo Estruturante: modelagem pedagógica; b)
Módulo Adequador: adequação da linguagem e correção ortográfica e gramatical; e c)
Módulo Identidade: ilustração e criação. Como resultados desta caminhada apresentase:
o material didático do curso em suporte Impresso e Digital; a experiência na
produção do material pelos envolvidos no processo; o trabalho cooperativo e
disponibilização de novos recursos para a educação presencial e a distância na
instituição.

Palavras-chave


material didático, educação a distância, integração de mídias.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14043

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br