A PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO NO CONTEXTO COOPERATIVO E COLABORATIVO DA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, NA GRADUAÇÃO

Autores

  • Elisa Netto Zanette
  • Evânio Ramos Nicoleit
  • Graziela Fátima Giacomazzo Nicoleit

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14042

Palavras-chave:

educação a distância, material didático, colaboração cooperação, ambiente virtual.

Resumo

Este artigo descreve o processo investigativo que permite planejar, organizar e
produzir o material didático para uma disciplina da graduação na modalidade de
Educação a Distância (EaD), no contexto do trabalho cooperativo e colaborativo. O
material didático foi produzido no contexto de socialização em duas mídias: material
impresso e publicado via Internet. Esta última por caracterizar-se como sendo uma
mídia que reúne recursos favoráveis à cooperação e interação entre acadêmicos e
professores. Aborda-se a utilização da modalidade não-presencial na disciplina de
Cálculo Diferencial e Integral I e/ou equivalentes de alguns cursos de Graduação. Ao
trabalhar-se a construção cooperativa e colaborativa do material didático, é possível
melhorar de forma significativa a elaboração, pelos professores pesquisadores, dos
conceitos matemáticos envolvidos. Isto pode contribuir para uma melhor formação do
acadêmico na disciplina de forma consciente e criativa. A modalidade de educação a
distância pode transformar-se num recurso mediador do processo educativo na
disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-07-17

Como Citar

ZANETTE, E. N.; NICOLEIT, E. R.; NICOLEIT, G. F. G. A PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO NO CONTEXTO COOPERATIVO E COLABORATIVO DA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, NA GRADUAÇÃO. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14042. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14042. Acesso em: 28 mar. 2024.