A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS: UM MOSAICO DE CONCEPÇÕES E EMOÇÕES

Autores

  • Daniela Karine Ramos FURB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14030

Palavras-chave:

Formação de professores, Tecnologias, Emoções

Resumo

Neste artigo são apresentados aspectos relacionados à formação de professores para o uso de tecnologias nos processos de ensinar e aprender, a partir da investigação e discussão das concepções, usos, contribuições e dificuldades, no que diz respeito à inserção e ao uso das tecnologias na escola, bem como emoções e sentimentos relacionados ao uso do computador. Esses aspectos foram investigados no decorrer da disciplina de Tecnologia Educacional e Aprendizagem, oferecida no Curso de Pedagogia, na Universidade Regional de Blumenau, fazendo uso de discussões, observações e aplicação de questionários. O problema norteador dessa pesquisa é: de que forma os professores em formação compreendem e se relacionam com a tecnologia?
Nesse sentido, apontamos que o estudo das tecnologias e o uso desse recurso na formação favorecem a inserção das tecnologias na educação, consequentemente oferecem instrumentos para que a escola responda aos desafios lançados pelos avanços tecnológicos e sua inserção na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-19

Como Citar

RAMOS, D. K. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS: UM MOSAICO DE CONCEPÇÕES E EMOÇÕES. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.14030. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14030. Acesso em: 28 mar. 2024.