A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS: UM MOSAICO DE CONCEPÇÕES E EMOÇÕES

Daniela Karine Ramos

Resumo


Neste artigo são apresentados aspectos relacionados à formação de professores para o uso de tecnologias nos processos de ensinar e aprender, a partir da investigação e discussão das concepções, usos, contribuições e dificuldades, no que diz respeito à inserção e ao uso das tecnologias na escola, bem como emoções e sentimentos relacionados ao uso do computador. Esses aspectos foram investigados no decorrer da disciplina de Tecnologia Educacional e Aprendizagem, oferecida no Curso de Pedagogia, na Universidade Regional de Blumenau, fazendo uso de discussões, observações e aplicação de questionários. O problema norteador dessa pesquisa é: de que forma os professores em formação compreendem e se relacionam com a tecnologia?
Nesse sentido, apontamos que o estudo das tecnologias e o uso desse recurso na formação favorecem a inserção das tecnologias na educação, consequentemente oferecem instrumentos para que a escola responda aos desafios lançados pelos avanços tecnológicos e sua inserção na sociedade.

Palavras-chave


Formação de professores; Tecnologias; Emoções

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14030

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br