Um caso de Construção Colaborativa de Conhecimento e Desenvolvimento Educacional Interdisciplinar com Mediação das Tecnologias da Informação e da Comunicação

Nilton Ferreira Franco, Norberto Stori, Jorge Ferreira Franco, Roseli de Deus Lopes

Resumo


Este trabalho apresenta uma experiência colaborativa interdisciplinar apoiada por computador, cuja implementação contribuiu para ampliar e convergir conhecimento
técnico, intelectual e pedagógico dos indivíduos. Através da construção da experiência, houve investigação e reflexão sobre a conservação da memória cultural de um lugar que
é patrimônio histórico brasileiro. A sinergia entre o processo de estilização da pintura de Alfredo Volpi, seus aspectos histórico e cultural, e a criação de um ambiente interativo de visualização em três dimensões (3D) com base em visualização de informação e nas técnicas de realidade virtual foram os instrumentos usados para construir o projeto. Como resultados da experiência envolvendo a convergência entre Educação, Artes, Cultura e Ciências com suporte das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), vivenciamos formas mais dinâmicas e interativas de “aprender a aprender”, “aprender a pensar”, comunicar e de representar saberes com baixo custo, criatividade e alta qualidade.

Palavras-chave


Internet, educação interativa, cultura e artes, computação gráfica, arquitetura

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14020

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br