A APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EM AMBIENTE DE EAD MEDIADO POR COMPUTADOR: uma experiência no PROINESP com PNEEs com limitação visual

Eliane Lourdes da Silva Moro, Lizandra Brasil Estabel, Lucila Maria Costi Santarosa

Resumo


O artigo apresenta o processo da leitura no âmbito da família extensivo à escola e à biblioteca, incentivando-a de forma prazerosa e lúdica, formando um leitor com habilidade para a crítica e para a reflexão e recuperando o clima afetivo que a
leitura propicia. Aborda as TICs em uma perspectiva de acesso e de uso, através da interação, do compartilhamento e da cooperação entre as pessoas, possibilitando a inclusão social e digital. Apresenta o acesso à informação através das tecnologias e do sistema Braille utilizado pelas Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs) com limitação visual. Relata a experiência vivenciada na realização do
PROINESP através do Curso de Formação em Serviço de Professores em Informática na Educação Especial, na modalidade de Educação a Distância mediada por computador, tendo como sujeitos professores com limitação visual, utilizando as ferramentas tecnológicas, através das narrativas e memórias afetivas.

Palavras-chave


Leitura, Inclusão Social e Digital, Tecnologias de Informação e de Comunicação, Pessoas com Necessidades Especiais com Limitação Visual

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14007

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br