interROODA: mapeamento das interações individuais e interindividuais no ambiente virtual de aprendizagem ROODA

Autores

  • Patrícia Scherer Bassani FEEVALE
  • Patricia Alejandra Behar UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14004

Palavras-chave:

educação a distância, ambiente virtual de aprendizagem, interação

Resumo

Este artigo apresenta a modelagem e protótipo de uma ferramenta computacional para o mapeamento das interações, incorporada no ambiente virtual de aprendizagem ROODA. A ferramenta interROODA foi desenvolvida baseada numa
concepção contrutivista-interacionista de aprendizagem, e tem por objetivo auxiliar o professor no processo avaliativo das atividades desenvolvidas no ambiente. A definição de um modelo para o mapeamento das interações envolveu três perspectivas de análise, enfocando as interações no ambiente, na disciplina e nas ferramentas, tanto em âmbito individual quanto coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Scherer Bassani, FEEVALE

Doutoranda em Informática na Educação no Programa de Pós Graduação em Informática na Educação – UFRGS, professora do Curso de Licenciatura em Computação do Centro Universitário Feevale.

Patricia Alejandra Behar, UFRGS

Doutora, Professora Adjunta da Faculdade de Educação e dos Programas de Pós- Graduação em Educação e Informática na Educação, coordenadora do Núcleo de Tecnologia Digital aplicada a
Educação (NUTED), UFRGS.

Downloads

Publicado

2005-11-17

Como Citar

BASSANI, P. S.; BEHAR, P. A. interROODA: mapeamento das interações individuais e interindividuais no ambiente virtual de aprendizagem ROODA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.14004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14004. Acesso em: 28 mar. 2024.