O PROCESSO DE INTERAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE NARRATIVAS, PRODUÇÃO TEXTUAL E ESCRITA COLABORATIVA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM FIBROSE CÍSTICA, EM ISOLAMENTO HOSPITALAR

Eliane Lourdes da Silva Moro, Lizandra Brasil Estabel, Lucila Maria Costi Santarosa, Fernando Antônio de Abreu e Silva

Resumo


Este artigo apresenta um projeto inédito no âmbito hospitalar sobre o uso de

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), o processo de interação, as narrativas, a

produção textual e a escrita colaborativa por crianças e adolescentes, internadas no Hospital

de Clínicas de Porto Alegre(HCPA) em quartos com restrição. Os sujeitos participantes são

doentes crônicos, com Fibrose Cística (FC) considerados Pessoas com Necessidades

Educacionais Especiais (PNEEs) excluídas temporariamente da sociedade em que vivem e do

ambiente digital. Pretende-se verificar de que forma o uso das Tecnologias de Informação e de

Comunicação (TICs) em AVAs possibilitam a terapêutica e a inclusão social, informacional e

digital.


Palavras-chave


Informática na Educação. Inclusão Social e Digital. Interação. Pessoas comNecessidades Educacionais Especial. Fibrose Cística.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13989

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br