INTERAÇÃO COM AFETO: APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Ana Vilma Tijiboy, Eliane Almeida Pereira, Lediane Raquel Woiciechoski

Resumo


Este estudo aborda as ações afetivas adotadas por formadores e tutores em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e discute a importância dessas ações na Educação a Distância. O contexto do estudo foi uma turma do Programa de Informática na Educação Especial (Proinesp), curso à distância oferecido pelo
Ministério da Educação para professores que atuam na educação especial. O ambiente virtual de aprendizagem utilizado foi o e TelEduc e a metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso. Como fonte de dados trabalhou-se com a ferramenta diário de bordo, onde se verificou as ações afetivas nas interações entre formadores/tutores e alunos. Ao longo da investigação surgiram cinco categorias que foram denominadas de: ações afetivas de concordância, apoio e incentivo, empatia, elogio e agradecimento e reflexiva.

Palavras-chave


Afetividade, Formador à Distância, Tutor à Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13986

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br