AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO: O EFEITO DE GLOSSÁRIOS ELETRÔNICOS

Marcelo Foohs, Liane Rockenbach Tarouco, Margarete Axt

Resumo


Este artigo discorre sobre o efeito do uso de glossários eletrônicos textuais e gráficos no aprendizado incidental de vocabulário. A pesquisa tem repetidamente mostrado que o aprendizado incidental de vocabulário em língua estrangeira ocorre. Os resultados de estudos sobre glossários mostraram que a combinação de definições textuais e gráficas é mais eficaz do que definições dadas apenas com palavras ou apenas com ilustrações. A teoria do duplo código e a teoria gerativa de aprendizado através de multimídia dão suporte a essa conclusão. De acordo com o efeito da codificação dupla,
as informações codificadas visualmente e verbalmente parecem promover uma maior retenção. Além disso, Yoshii (2000, p.151) observou que: “Através da utilização de
textos eletrônicos com auxílio de glossários é possível envolver o aluno no aprendizado de vocabulário de uma maneira divertida e cativante.”

Palavras-chave


Língua estrangeira, língua materna, aquisição de vocabulário, glossários eletrônicos, multimídia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13961

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br