Um Hiperdocumento para Introdução à Geometria Plana

Adriana Justin Cerveira Kampff, André Luís Andrejew Ferreira, Maria Helena Sório de Carvalho, José Valdeni de Lima

Resumo


Este artigo apresenta a motivação, os referenciais, a modelagem e a implementação de um protótipo de ambiente multimídia, um hiperdocumento com fins didáticos, para suporte ao ensino e à aprendizagem da Geometria Plana Elementar. O material abarca competências e conteúdos a serem desenvolvidos em Geometria Plana, na disciplina de Matemática, no Ensino Fundamental. Assim, considera-se como potencial público-alvo desse produto multimídia os estudantes de 5ª a 8ª série desse nível de ensino. O material descrito busca explorar conceitos de forma interativa, exigindo participação ativa e intencional do usuário, e estimular a resolução de problemas ambientados em situações cotidianas, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

Palavras-chave


hiperdocumentos, Geometria Plana

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13958

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br