Novos paradigmas nos saberes docentes da Educação a Distância

Regina Trilho Otero Xavier, João Alberto da Silva

Resumo


Este trabalho trata da construção do conhecimento-solidariedade em EAD. A
partir dos referenciais de Boaventura Santos, procura-se compreender o conhecimentosolidariedade,
bem como os valores e saberes que favorecem seu desenvolvimento em
ações pedagógicas de professores em EAD. Os dados indicam que, no Estudo de Caso
realizado, os professores identificam positivamente a prática construida na modalidade a
distância, mas encontram dificuldades para compreender e trabalhar com valores em
suas aulas. As conclusões evidenciam que o conhecimento–solidariedade, na
modalidade EAD, está fortemente vinculado aos diversos saberes docentes; que se trata
de um saber construído progressivamente, em experiências permeadas por respeito
mútuo, reciprocidade e empatia, tendo a cooperação como principal estratégia.

Palavras-chave


educação a distância, conhecimento-solidariedade, pedagogia universitária

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13948

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br