Aprendendo Matemática com Robótica

Autores

  • Carlos Artur Nepomuceno Fagundes UFRGS
  • Eduardo Meliga Pompermayer UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso UFRGS
  • Ricardo Folchini Jardim UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13943

Palavras-chave:

robótica educacional, aprendizagem em matemática, mecanismos

Resumo

No Ensino Fundamental convencional, a Matemática é pouco explorada, valorizando definições em relação ao raciocínio investigativo. No Projeto Amora vivenciamos o ensino e a
construção dos conceitos através das Assessorias de Matemática, nas quais são feitas atividades com jogos e material concreto; Interação Virtual, com software, e com a Robótica, na qual via utilização de kits Lego Mindstorms desenvolvemos atividades com alunos de 10 a 12 anos,
buscamos construir conceitos de Matemática e de Física. Nosso objetivo é introduzir e fazê-los refletir sobre conteúdos expostos aritmeticamente e geometricamente em nível de quinta e sexta série do ensino fundamental, tais como números positivos e negativos, frações, rigidez de formas geométricas e lógica. Entre os inúmeros desafios na realização do projeto, destacou-se o nível de conhecimento diferenciado entre os educandos, visto que nas Assessorias do Projeto
Amora, jovens de quintas e sextas séries partilham o mesmo ambiente concomitantemente. Nesse trabalho apresentamos uma alternativa para despertar o interesse dos alunos para a
aprendizagem via utilização de equipamentos para robótica, com o kit Lego Mindstorms, além de noções de lógica de programação possíveis de serem ensinadas e aprendidas por alunos com a idade citada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Artur Nepomuceno Fagundes, UFRGS

Graduando em Licenciatura em Matemática.

Eduardo Meliga Pompermayer, UFRGS

Graduando em Licenciatura em Matemática.

Marcus Vinicius de Azevedo Basso, UFRGS


Professor do Instituto de Matemática - UFRGS.

Ricardo Folchini Jardim, UFRGS

Graduando em Licenciatura em Matemática.

Downloads

Publicado

2005-11-17

Como Citar

FAGUNDES, C. A. N.; POMPERMAYER, E. M.; BASSO, M. V. de A.; JARDIM, R. F. Aprendendo Matemática com Robótica. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13943. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13943. Acesso em: 28 mar. 2024.