Transversalidade e Tecnologias de Informação e Comunicação ensinando Química utilizando um ambiente virtual com tema gerador Água

Autores

  • Maria Helena Pamplona UENF
  • Clevi Elena Rapkiewicz UENF
  • Maria Cristina Canela UENF

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13940

Palavras-chave:

Ambiente Virtual de Ensino, Ensino de Química, Informática na Educação

Resumo

Este projeto utiliza o Ambiente Virtual para o Estudo de Ciências (AVEC) veiculado através da internet, com a finalidade de ensinar Química a partir da Química Ambiental. Esta proposta visa desenvolver um modelo de construção do conhecimento para que o ensino de Química tenha uma melhor fundamentação teórica e que atenda a demanda
social por um ensino contextualizado e sintonizado com as necessidades tecnológicas atuais. O ambiente é baseado na metodologia ABC (Aprendizagem Baseada em Casos) e
é composto de duas situações-problema relacionadas ao tema Água, sendo que a primeira está direcionada para professores e licenciandos de Química e a segunda para serem usados pelos professores com seus alunos no Ensino Médio. A situação problema enfatiza a escassez de água no planeta e sua poluição, ao mesmo tempo em que ensina Química. O AVEC-Química foi utilizado com licenciandos e professores de Química. O grupo de licenciandos participou ativamente se mostrando motivado e apresentando ao final uma avaliação positiva do ambiente com um aprendizado sobre os temas abordados que permitiram verificar a validade deste ambiente criado para o ensino de Química através da Química Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-11-17

Como Citar

PAMPLONA, M. H.; RAPKIEWICZ, C. E.; CANELA, M. C. Transversalidade e Tecnologias de Informação e Comunicação ensinando Química utilizando um ambiente virtual com tema gerador Água. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13940. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13940. Acesso em: 30 jun. 2022.