Jogos inteligentes como sistemas abertos: singularizando as possibilidades de interação com desafios lógicos

Othon de Carvalho Bastos Filho, Margarete Axt, Luis Carlos Fonseca, Sofiane Labidi, Lucas Nunes Guimarães, Andrei Rubina Thomaz, Edson Nascimento

Resumo


Este trabalho apresenta, em linhas gerais uma aplicação da Inteligência Artificial na Educação, que simulará situações de como se processa o entendimento dos estágios congnitivo baseados em provas piagetianas, possibilitando assim, a criação de desafios abertos informatizados baseados na arquitetura multiagente. Esses desafios fazem parte de uma proposta de plataformaambiente integrada entre o Laboratório Sistemas Inteligentes - LSI/UFMA e o Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição - LELIC/UFRGS, que se propõe a atender não só aos pesquisadores e docentes interessados, na Universidade, mas ainda a professores e
pesquisadores nas escolas de Educação Básica. Os desafios permitirão uma visualização do relacionamento entre os processos mentais cognitivos e a emergência de emoções possibilitando ainda um suporte à docência e à formação continuada em ambientes informatizados.

Palavras-chave


Cognição, Agentes Inteligentes, Abstração Reflexionante, Desafios Abertos

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13919

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