COMPREENDENDO A MEDIAÇÃO DO TUTOR A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13913Palavras-chave:
Mediação, tutor a distância, fórum de discussão.Resumo
A mediação que o tutor a distância exerce nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) é de fundamental importância para o desempenho do aluno de Educação a Distância (EaD) e elemento potencializador das relações de ensino e aprendizagem que envolvem os participantes de um curso nessa modalidade. Este artigo aborda possíveis formas da mediação na ferramenta Fórum de Discussão. Para isso,definiram-se categorias de mediação (Focalização, Expansão, Significação, Afetividade, Recompensa e Regulação). Duas outras categorias (Gerenciamento e Reflexão) foram
criadas e definidas durante o estudo. Todas as categorias serviram de base para a análise de quatro tópicos do fórum de discussão da disciplina de Instrumentalização para o Ensino a
Distância do curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da UFRGS, com vistas a apoiar a atuação de tutores e demais interessados no assunto.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-06-19
Como Citar
TIJIBOY, A. V.; CARNEIRO, M. L. F.; WOICIECHOSKI, L. R.; PEREIRA, E. A. COMPREENDENDO A MEDIAÇÃO DO TUTOR A DISTÂNCIA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13913. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13913. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).