COMPREENDENDO A MEDIAÇÃO DO TUTOR A DISTÂNCIA

Ana Vilma Tijiboy, Mára Lúcia Fernandes Carneiro, Lediane Raquel Woiciechoski, Eliane Almeida Pereira

Resumo


A mediação que o tutor a distância exerce nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) é de fundamental importância para o desempenho do aluno de Educação a Distância (EaD) e elemento potencializador das relações de ensino e aprendizagem que envolvem os participantes de um curso nessa modalidade. Este artigo aborda possíveis formas da mediação na ferramenta Fórum de Discussão. Para isso,
definiram-se categorias de mediação (Focalização, Expansão, Significação, Afetividade, Recompensa e Regulação). Duas outras categorias (Gerenciamento e Reflexão) foram
criadas e definidas durante o estudo. Todas as categorias serviram de base para a análise de quatro tópicos do fórum de discussão da disciplina de Instrumentalização para o Ensino a
Distância do curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da UFRGS, com vistas a apoiar a atuação de tutores e demais interessados no assunto.

Palavras-chave


Mediação, tutor a distância, fórum de discussão.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13913

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br