AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO EM EAD DAS PNEES COM LIMITAÇÃO VISUAL: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO FERRAMENTAS DE INTERAÇÃO

Lizandra Brasil Estabel, Eliane Lourdes da Silva Moro, Lucila Maria Costi Santarosa

Resumo


Este artigo relata o estudo de caso realizado em uma experiência de EAD,
totalmente a distância, mediada por computador e o uso da ferramenta Bate-Papo no Ambiente
Virtual de Aprendizagem (AVA) TelEduc durante a realização do PROINESP. O sujeito desse
estudo é uma Pessoa com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs) com limitação
visual. Este estudo de caso abre possibilidades para além da inclusão, da autonomia das
PNEEs com limitação visual e espaço para o seu desenvolvimento, através do acesso à
informação e o uso dos signos e dos instrumentos de mediação.

Palavras-chave


Educação a distância; Informática na educação; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais; Mediação.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13884

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