Desafios da gestão de EAD: necessidades específicas para o ensino científico e tecnológico

Autores

  • Gabriela Trindade Perry
  • Maria Isabel Timm
  • Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho
  • Fernando Schnaid
  • Milton Antonio Zaro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13880

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apontar para a necessidade de uma visão
sistêmica de gestão dos processo de educação à distância (EAD), para que todas as
atividades que fazem parte deste processo possam ser compreendidas dentro de um
conjunto de variáveis dinâmicas e interdependentes. Para isto, faz-se uma revisão da
história do desenvolvimento da EAD, sob alguns aspectos tecnológicos e pedagógicos,
retomando questionamentos feitos durante esta jornada, seguidos da apresentação de um
modelo de sistema de processos e elementos componentes de EAD retirado de
literatura. Sugere-se que este seja um possível ponto de partida para iniciar o debate
acerca de necessidades de EAD que vão além da escolha tecnológica e do modelo
pedagógico. O emprego de uma metodologia estruturada de gestão para os processos de
EAD está baseado na suposição de que esta postura permitiria investigações a respeito
de aspectos bem específicos e pontuais do sistema, identificando relações entre eles,
como, por exemplo, as características das mídias escolhidas em relação às necessidades
de treinamento de tutores. Como benefícios adicionais, cita-se: aumento na agilidade
dos processos; diminuição de retrabalhos por parte de toda a equipe de planejamento,
implantação e gestão de EAD, bem como maior garantia de qualidade.

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Publicado

2006-07-17

Como Citar

PERRY, G. T.; TIMM, M. I.; FILHO, R. C. M. F.; SCHNAID, F.; ZARO, M. A. Desafios da gestão de EAD: necessidades específicas para o ensino científico e tecnológico. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.13880. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13880. Acesso em: 29 mar. 2024.