EXPERIÊNCIAS NO APRENDIZADO DE ALGORITMOS UTILIZANDO UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

Fabrício Viero de Araújo, Gilse Antoninha Morgental Falkembach

Resumo


Este trabalho referencia um ambiente de aprendizagem adaptado,

criado totalmente em Software Livre, com os recursos da multimídia

interativa, acrescido dos módulos de suporte ao aprendizado do aluno e ao

professor. Contém exemplos com animações que auxiliam na visualização

das operações internas durante a execução de um programa. O resultado em

versões anteriores do ambiente mostram que a aprendizagem do conteúdo

necessário ao desenvolvimento de um algoritmo foi potencializada,

aumentando nos alunos a capacidade de abstrair e formalizar.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13865

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br