A INTERAÇÃO ATRAVÉS DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO COM CRIANÇAS COM FIBROSE CÍSTICA E A INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL ATRAVÉS DO USO DA LEITURA E DA ESCRITA: UM ESTUDO DE CASO NOS ISOLAMENTOS DA PEDIATRIA DO HCPA

Eliane Lourdes da Silva Moro, Fernando Antonio de Abreu e Silva, Lizandra Brasil Estabel, Lucila Costi Santarosa

Resumo


Este artigo apresenta uma atividade desenvolvida na área de informática na
educação tendo como sujeitos duas Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais
(PNEEs), pacientes hospitalizadas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA),
internadas em quartos restritos, realizando a terapêutica em isolamento total. Os
sujeitos dessa experiência estão na faixa etária entre 10 e 12 anos, sendo uma paciente
de fibrose cística e a outra transplantada com problemas crônicos. No processo de
inclusão digital e de inclusão social as TICs (Tecnologias da Informação e da
Comunicação), podem ser utilizadas pelas PNEEs, propiciando a comunicação, a
expressão, a interação e o compartilhamento, através da linguagem oral e escrita,
utilizando como mediação as ferramentas tecnológicas.

Palavras-chave


Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais; Tecnologias de Informação e de Comunicação; crianças hospitalizadas.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13847

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