Aprendizagem utilizando Dispositivos Móveis com Sistemas de Realidade Virtual
Resumo
A computação móvel emerge como uma tecnologia inovadora para a
área educacional. Neste trabalho é apresentado um framework para a
construção de aplicações educacionais em dispositivos móveis com recursos
de realidade virtual. Este framework tem como objetivo principal fornecer ao
desenvolvedor uma arquitetura consistente para implementação de programas
em dispositivos móveis, com foco na aprendizagem. Para validação do
framework foi desenvolvido um protótipo que demonstra sua interatividade,
usabilidade e portabilidade, além de permitir uma experimentação da
integração das tecnologias de realidade virtual e computação móvel.
área educacional. Neste trabalho é apresentado um framework para a
construção de aplicações educacionais em dispositivos móveis com recursos
de realidade virtual. Este framework tem como objetivo principal fornecer ao
desenvolvedor uma arquitetura consistente para implementação de programas
em dispositivos móveis, com foco na aprendizagem. Para validação do
framework foi desenvolvido um protótipo que demonstra sua interatividade,
usabilidade e portabilidade, além de permitir uma experimentação da
integração das tecnologias de realidade virtual e computação móvel.
Palavras-chave
Aprendizagem Móvel, Realidade Virtual, Framework
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13824
RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação ISSN 1679-1916