Sistema de Desafios Abertos Inteligentes: um incremento computacional lúdico para se trabalhar o problema da aprendizagem

Othon C. Bastos Filho, Margarete Axt, Sofiane Labidi, Paloma Dias Silveira, Nilson dos Santos Costa, Luis Carlos Fonseca

Resumo


O trabalho contextualiza em linhas gerais ações da Tecnologia Educacional
aplicando técnicas da Inteligência Artificial com a teoria de Jean Piaget. Tal pesquisa,
ainda em fase de implementação, tem como hipótese que a partir de um incremento
lúdico, apoiado pela IA, será possível alcançar situações de aprendizagem e,
conseqüentemente, de desenvolvimento cognitivo para seu usuário. Isso se dá por meio
de estágios e a adaptabilidade do sistema com o usuário, ou seja, o usuário interage com
o sistema, tornado uma proposta de sistema construtivista, O IOCS faz parte de uma
proposta de plataforma-ambiente integrada entre o Laboratório Sistemas Inteligentes –
LSI/UFMA e o Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição –
LELIC/UFRGS e permitirá uma visualização do relacionamento entre os processos
mentais cognitivos e a emergência de emoções possibilitando ainda um suporte à
docência e à formação continuada em ambientes informatizados.

Palavras-chave


Estágios cognitivos, Abstração Reflexionante, Método Clínico, Multiagentes e Desafios Abertos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13803

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br