A categorização das funcionalidades do ambiente virtual ROODA

Autores

  • Caroline Bohrer do Amaral UFRGS
  • Lúcia Barros de Souza UFRGS
  • Maria Carolina Colombo UFRGS
  • Patrícia Alejandra Behar UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13795

Palavras-chave:

ambientes virtuais de aprendizagem – educação à distância - funcionalidades

Resumo

Este artigo versa sobre a classificação das 19 funcionalidades do
ambiente ROODA (Rede cOOperativa De Aprendizagem), um Ambiente Virtual
de Aprendizagem (AVA) que integra o projeto de Educação à Distância da
UFRGS. Para tanto, busca adaptar-se às necessidades e práticas pedagógicas dos
docentes da universidade, e favorecer a construção do conhecimento em um espaço
via web. A metodologia utilizada neste estudo foi a observação participante e a
coleta de dados em versões anteriores do ROODA. As funcionalidades foram
organizadas nas perspectivas de vínculo com o sistema e de relação topológica, a
fim de facilitar a localização e a compreensão das mesmas.

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Biografia do Autor

Patrícia Alejandra Behar, UFRGS

Doutora em Ciência da Computação, professora da Faculdade de Educação/UFRGS, da Pós- Graduação em Informática na Educação (PGIE/UFRGS) e da Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUTED/FACED/UFRGS).

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Publicado

2005-06-16

Como Citar

AMARAL, C. B. do; SOUZA, L. B. de; COLOMBO, M. C.; BEHAR, P. A. A categorização das funcionalidades do ambiente virtual ROODA. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13795. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13795. Acesso em: 4 jul. 2022.