A categorização das funcionalidades do ambiente virtual ROODA

Caroline Bohrer do Amaral, Lúcia Barros de Souza, Maria Carolina Colombo, Patrícia Alejandra Behar

Resumo


Este artigo versa sobre a classificação das 19 funcionalidades do
ambiente ROODA (Rede cOOperativa De Aprendizagem), um Ambiente Virtual
de Aprendizagem (AVA) que integra o projeto de Educação à Distância da
UFRGS. Para tanto, busca adaptar-se às necessidades e práticas pedagógicas dos
docentes da universidade, e favorecer a construção do conhecimento em um espaço
via web. A metodologia utilizada neste estudo foi a observação participante e a
coleta de dados em versões anteriores do ROODA. As funcionalidades foram
organizadas nas perspectivas de vínculo com o sistema e de relação topológica, a
fim de facilitar a localização e a compreensão das mesmas.

Palavras-chave


ambientes virtuais de aprendizagem – educação à distância - funcionalidades

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13795

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br